A História da Diretora

29 de dezembro de 2015

GHV_5511Por trás de um grande negócio, existe uma grande mulher

Desde jovem tinha um pensamento formado a respeito do que queria para o futuro. Então, com persistência, fui atrás do meu sonho: ter um negócio próprio e ser independente.  Aos 14 anos, consegui um estágio em um escritório de contabilidade, logo me identifiquei e decidi que seria “contadora”.

Fiz um curso técnico na área durante três anos e trabalhei em algumas empresas conceituadas na cidade. Ingressei na faculdade e nesse período passei por momentos árduos, após um dia inteiro de trabalho, me deslocava 220 km para estudar em outra cidade.

Quando decidi montar meu escritório, conversei com um renomado contador da cidade, que logo apoiou a minha decisão e assim, firmamos uma parceria para trabalhar em uma empresa no Estado de Pernambuco. Em outubro de 2005, iniciei as atividades da ANÁLISE ASSESSORIA CONTÁBIL, em uma pequena sala de 25 m2, com apenas um cliente e um funcionário.

Comecei querendo inovar, resolvi montar grupos de estudos com profissionais da área para ampliar nossos conhecimentos. Indo de encontro à visão de que os contadores possuíam a fama de fazer o trabalho braçal, gerando impostos e acumulando papéis, o meu intuito era criar uma empresa organizada, com uma estrutura agradável e moderna, para passar uma boa imagem para os clientes.

Realizei uma pesquisa e vi que havia uma lacuna no mercado, pois as empresas de contabilidade se preocupavam apenas em fazer o básico. Busquei fazer algo diferente, resolvi dar assessoria e fazer do “cliente” o foco do meu negócio.

O fato de ser mulher e ter pouca idade foi um grande desafio, isso me impulsionou a ir além e correr atrás do meu sonho, pois éramos vistas como sexo frágil, eu queria quebrar esse tabu.

No início, senti muita dificuldade. Os colegas contadores não me aceitavam no meio deles, talvez por ser uma profissão mais comum ao universo masculino. Mas, na verdade, isso me incentivou a crescer e jamais desistir.

Cultivo conceitos que considero importantes para minha vida pessoal e profissional: Ética e Compromisso, são valores básicos na administração de um negócio e também cobro dos meus colaboradores para que reflita em meus clientes.

Anualmente, reunimos diretoria, gerentes e encarregados para fazer o Planejamento Estratégico, os resultados são apresentados mensalmente para os colaboradores. Na tomada de decisões, procuro ser flexível e aberta ao diálogo, pois, acredito que a minha equipe é o capital mais importante da empresa.

Possuímos um código de conduta e os colaboradores têm acesso ao seu conteúdo logo que são admitidos. Atualmente, a Análise Assessoria Contábil possui um time composto por mais de 50 colaboradores: contadores, administradores, assistentes sociais, psicopedagogos, profissionais nas áreas de direito, tecnologia da informação, dentre outros, distribuídos em quatro unidades no Nordeste: a matriz em Arapiraca-AL e filiais, em Delmiro Gouveia-AL, Neópolis-SE e Paulo Afonso-BA. Prestamos serviços para empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços.

O voluntariado está presente na cultura da empresa. Desde o início, prestávamos serviços de contabilidade voluntária para ONGs e entidades assistenciais. Com a evolução desse trabalho foi criada a ONG Análise Sorriso do Bem, que objetiva desenvolver e incentivar a cultura, educação e lazer. Estabelecemos políticas de sustentabilidade, adotando medidas que evitem prejuízos ao meio ambiente, com participação de todos os funcionários. A busca de conhecimento é constante em meu cotidiano, ao participar de feiras e congressos anualmente, com o nosso programa de capacitação, nos mantemos atualizados quanto às exigências do mercado. Todo conhecimento adquirido é aplicado ao negócio. Envolvo os colaboradores, fornecedores e parceiros no sentido de atingir a excelência na prestação dos serviços.

No mercado contábil encontramos alguns desafios: mudanças constantes na legislação, dificuldade em encontrar profissionais capacitados, concorrência e a crise na economia do país. Manter a equipe unida é fundamental para minimizar os impactos negativos do momento.

Enquanto líder, procuro ter ao meu lado pessoas preparadas para vencer grandes desafios. Quando é necessário contratar, realizamos uma seleção interna, se a vaga não for preenchida, é feito recrutamento e seleção através de uma psicóloga. Outro fator importante é a contratação de pessoas portadoras de deficiência, é a oportunidade que temos de conhecer o seu potencial, favorecer a autoestima, possibilitando a sociabilidade no ambiente de trabalho.

Para manter a equipe motivada, ofereço benefícios como: plano de saúde e odontológico, custeio 30% dos gastos com graduação e pós-graduação em cursos relacionados à área contábil, seguro de vida, ticket alimentação, folga no dia do aniversário, cursos e treinamentos.

As pessoas estão na base da cultura de inovação da empresa. Incentivo os colaboradores a darem ideias que aumentem a rentabilidade ou reduzam os custos. Uma vez por mês, o autor da melhor ideia é premiado por “pensar fora da caixa”.

Pensando na melhoria da qualidade de vida no local de trabalho, busco melhorar o bem estar dos meus colaboradores através de sessões diárias de ginástica laboral, acompanhamento nutricional, atividades físicas com acompanhamento de personal trainer, pausa para descanso em um ambiente físico amplo, moderno e confortável.

Com o passar do tempo a empresa foi crescendo e veio a necessidade de ampliar os meus horizontes, tanto na ampliação do espaço físico, quanto na gestão da empresa, veio então o (GEC) Global Entrepreneurship Congress, que foi o primeiro passo para a organização do negócio e serviu como inspiração para participarmos do Prêmio MPE Brasil. Em 2013, ficamos entre as finalistas. Foi preciso mais um ano de ajustes para que conquistássemos a vitória inédita e ainda por cima em âmbito nacional.

O prêmio foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de 10 anos de dedicação, que se reflete nos resultados da empresa, no aumento da quantidade de clientes e no esforço para oferecer um serviço de qualidade, pensando na melhoria contínua. Percebe-se os resultados através de acompanhamentos mensais, indicadores, pesquisa de clima, avaliação de desempenho, reclamação e pesquisa da satisfação do cliente.

Minha prioridade será sempre o cliente, então tenho a visão no futuro: crio novas metas, tenho estratégias para vencer os obstáculos, altero o plano de ação sempre que necessário, faço acompanhamento dos resultados.
Sempre estou me aperfeiçoando e aprendendo, quero desafiar os paradigmas do tradicional mercado de contabilidade.

Indo na contra mão do mercado de trabalho, a Análise Assessoria Contábil, emprega em sua maioria, mão de obra feminina, dando oportunidades para que as mesmas atuem em suas respectivas áreas de formação, desempenhando suas funções em uma empresa que possui uma cultura empreendedora.

Todo negócio nasce de um sonho, então para ser um bom empreendedor, acima de tudo devemos acreditar nos nossos sonhos, ter iniciativa, ir atrás de soluções, ser persistente, fazer acontecer, não desanimar diante dos problemas e ver oportunidades onde outras pessoas não conseguem ver.