- 06/09/2022
- Categoria: Empreendimento, Gestão do negócio, Gestão Financeira

7 estratégias que vão ajudar você a aumentar lucros no seu supermercado
Entenda como aumentar lucros no seu supermercado por meio dessas 7 estratégias. Leia e fique por dentro!
As cadeias de supermercados estão em uma concorrência feroz já há algum tempo, e buscar formas que contribuam para aumentar lucros é uma maneira eficiente de otimizar sua competitividade, ao obter mais recursos para investir em sua operação.
Com o advento do comércio eletrônico e o surgimento de novos concorrentes, até mesmo clientes fiéis estão procurando maneiras de economizar dinheiro em suas compras.
Algo precisa mudar se você quiser ficar à frente do jogo.
Sendo assim, como você pode aumentar lucros em seu supermercado?
Continue lendo para descobrir!
1 – Oferecer descontos e cupons exclusivos em marcas populares
Se você quiser aumentar as vendas, comece oferecendo a seus clientes descontos e cupons exclusivos sobre as marcas que eles amam.
Esta pode ser uma grande estratégia para atingir um público mais amplo e tornar seu supermercado mais atraente para os clientes.
Você pode olhar os produtos mais frequentemente comprados por seus clientes e criar cupons para eles.
Isto permitirá que seus clientes comprem os produtos com mais frequência, aumentando, assim, as vendas.
Você também pode considerar oferecer cupons para itens específicos, tais como itens sazonais ou produtos comprados.
Isto tornará seu supermercado mais atraente para os clientes durante determinados períodos, aumentando a probabilidade de que eles visitem sua loja e comprem suas ofertas de produtos, aumentando o faturamento e contribuindo para aumentar lucros.
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2 – Execute uma campanha publicitária para engajar novamente seu público
Se você está no ramo de supermercados há algum tempo, provavelmente já notou que seus clientes fiéis ainda estão visitando a loja, mas talvez o número de clientes esteja diminuindo devido ao aumento da concorrência.
Uma excelente maneira de engajar novamente seu público é através de uma campanha publicitária.
Você pode optar por fazê-lo na televisão, rádio, impresso ou digital, também você pode usar todos estes métodos para alcançar o maior número possível de clientes.
A publicidade pode ser cara, mas é também uma parte essencial da estratégia de marketing de qualquer supermercado.
Não importa qual seja o seu orçamento, você pode encontrar maneiras de alcançar novos clientes, pode até fazer parcerias com outras marcas para reduzir seu custo e, consequentemente, aumentar lucros.
3 – Pergunte a seus clientes o que eles querem
Outra maneira de aumentar o lucro de seu supermercado é perguntar a seus clientes o que eles querem.
Uma excelente maneira de fazer isso é hospedando grupos de foco e realizando pesquisas entre seus clientes.
Isto pode ser particularmente útil para os supermercados que atendem principalmente a nichos de audiência.
Por exemplo, um supermercado asiático ou um supermercado latino pode querer descobrir o que sua base de clientes realmente quer.
Além disso, você pode obter informações úteis consultando on-line as opiniões de seus clientes.
Tome nota do que as pessoas estão dizendo e use essas informações para fazer mudanças em sua loja.
Você também pode tentar integrar aspectos do que seus clientes estão solicitando em seu supermercado.
Isto o ajudará a proporcionar uma melhor experiência de compra, o que pode se traduzir em maior satisfação do cliente e contribuir para aumentar lucros.
4 – Construir uma marca mais forte
Uma marca forte é frequentemente o fator de diferenciação entre dois supermercados que oferecem os mesmos produtos.
É a principal razão pela qual os clientes preferem comprar de uma loja a outra.
Criar uma marca mais forte pode ser um desafio, mas isso pode ser feito com a ajuda de uma equipe de marketing especializada.
Ao criar uma nova marca para seu supermercado, pense sobre os valores centrais de sua loja.
O que a torna única de outros supermercados?
Uma vez determinado o que torna seu supermercado especial, certifique-se de que ele esteja refletido em todos os seus materiais de marketing.
Isto inclui seu logotipo, ofertas de produtos, ambiente de loja e atendimento ao cliente.
5 – Foco em produtos que não são básicos ajuda a aumentar lucros
Aumentar lucros de seu supermercado também pode ser alcançado se você se concentrar em itens não-básicos.
Tradicionalmente, os supermercados têm se concentrado em itens alimentícios básicos, tais como carne, produtos e laticínios.
Entretanto, há muitos produtos que podem ser vendidos ao lado desses itens não-básicos para impulsionar as vendas.
Por exemplo, os supermercados podem vender produtos de limpeza, produtos para animais de estimação e até mesmo produtos de beleza.
Se seu supermercado oferece itens não-básicos, você pode ser capaz de alcançar um público maior e tornar sua loja mais atraente para um número maior de clientes.
Você também pode descobrir que sua loja se torna um ponto de venda único para seus clientes, resultando em um aumento das vendas.
6 – Seja inteligente com o Marketing Digital
Se você está procurando maneiras de aumentar lucros de seu supermercado, talvez você queira considerar a possibilidade de investir em sua estratégia de marketing digital.
Isto inclui criar uma presença nas mídias sociais e investir em publicidade paga.
Ao criar uma presença nas mídias sociais, você pode interagir com seus clientes e obter feedback em tempo real sobre seus produtos e serviços.
Também você pode usar as mídias sociais para promover as vendas e alcançar mais clientes.
O investimento em publicidade paga permite que você alcance mais clientes e crie uma maior consciência da marca.
7 – Oferecer produtos de melhor qualidade
Outra maneira de aumentar o lucro de seu supermercado é oferecer produtos de melhor qualidade.
Isto pode parecer contra-intuitivo, mas pode ajudá-lo a se destacar de sua concorrência.
Enquanto outros supermercados estão tentando baixar seus preços e oferecer acordos de “barganha”, você pode se diferenciar oferecendo produtos de maior qualidade por um preço um pouco mais alto.
Se você puder oferecer produtos de qualidade a um preço mais alto, você poderá aumentar seu lucro sem diminuir significativamente suas vendas.
Isto pode ser particularmente útil em épocas em que a economia está mal ou os preços das mercadorias estão aumentando.
Ao oferecer produtos de melhor qualidade, você pode ficar à frente da concorrência mesmo quando suas margens de lucro estão sendo espremidas.
No botão abaixo, você conhecerá quem pode ajudar a acompanhar como suas estratégias estão repercutindo nos lucros do seu supermercado:
Contabilidade especializada em supermercados
Analise Assessoria Contábil: vamos ajudar você a ter uma gestão mais eficiente
Os supermercados estão em feroz competição já há algum tempo, aumentar lucros pode ser algo difícil, mas as dicas que trouxemos podem ajudar você nessa tarefa.
Ainda, cabe trazer que, com o advento do comércio eletrônico e o surgimento de outras empresas para aumentar sua concorrência, até mesmo clientes fiéis estão procurando maneiras de economizar dinheiro em suas contas de compras semanais e, por vezes, estão migrando para elas.
Nesse contexto, algo precisa mudar se você quiser ficar à frente do jogo.
Com as dicas que trouxemos, fica muito mais fácil alcançar esse objetivo em seu empreendimento.
Lembrando que nós, da Análise, somos uma contabilidade especializada em supermercados, vamos ajudar você a aumentar os lucros do seu estabelecimento.
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