Declaração de IR para médicos: esteja em dia e evite problemas!

Como é feita a declaração do IR para médicos? Saiba tudo! 

Doutor, não deixe que a declaração do IR seja um problema para você. Saiba mais sobre ela!

O prazo para envio da declaração do IR já está chegando, você já começou a se preparar?

Este artigo foi produzido com o objetivo de ajudar você nessa tarefa.

Nele, a gente vai bater um papo sobre o que é a declaração do IR, sua importância e como você, que é médico, precisa enviar a sua.

Leia até o final e saiba mais sobre o assunto!

O que é a declaração do IR?

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um documento que o contribuinte deve apresentar à Receita Federal do Brasil para informar todos os seus rendimentos e despesas durante o ano anterior.

Nesse sentido, a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todas as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de um determinado valor estipulado pela Receita Federal.

A declaração deve conter informações sobre salários, aluguéis, aposentadorias, pensões, entre outros tipos de rendimentos. 

Inclui-se que é preciso informar as despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, dependentes, doações e previdência privada, para calcular o imposto devido ou sua restituição.

A declaração do Imposto de Renda deve ser entregue anualmente entre março e abril, por meio do programa da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. 

É importante lembrar que se o contribuinte não entregar a declaração ou atrasar a entrega, poderá ser multado e ter dificuldades para obter financiamentos e empréstimos.

Por que ela é importante para médicos?

A declaração do Imposto de Renda é importante para médicos e outros profissionais da área da saúde por várias razões:

  • Obrigatoriedade: médicos, assim como qualquer outra pessoa física que se enquadra nos critérios estabelecidos pela Receita Federal, são obrigados a declarar seus rendimentos e despesas;
  • Cálculo do Imposto de Renda: a declaração do IR é a base para o cálculo do Imposto de Renda devido e para restituição. É importante que os médicos informem corretamente todos os seus rendimentos e despesas para que o imposto seja calculado de forma justa;
  • Deduções: a declaração do IR permite que os médicos deduzam algumas despesas, como gastos com saúde, educação, previdência privada e dependentes, o que pode reduzir o valor do imposto a pagar;
  • Comprovação de renda: a declaração é um documento importante para comprovar a renda do médico em caso de necessidade, como na solicitação de empréstimos, financiamentos ou no aluguel de imóveis;
  • Evitar problemas com a Receita Federal: a não entrega ou entrega incorreta da declaração pode levar a multas e outros problemas com a Receita Federal, o que pode afetar a vida financeira do médico. Portanto, é importante prestar as informações de forma correta e dentro do prazo estabelecido.

Trouxemos um vídeo que ajudará você a entender mais sobre o assunto:

Como um médico deve fazer sua declaração do IR?

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um documento que deve ser preenchido com muita atenção, e os médicos, assim como qualquer outra pessoa física, devem seguir alguns passos para fazer a declaração corretamente.

  • Reúna toda a documentação necessária: antes de iniciar a declaração do Imposto de Renda, o médico deve reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimentos, recibos médicos, comprovantes de despesas com educação e previdência privada, entre outros;
  • Baixe o programa da Receita Federal: esse programa está disponível no site da Receita Federal e pode ser utilizado em computadores e smartphones;
  • Preencha a declaração: o médico deve preencher a declaração com atenção, informando todos os seus rendimentos e despesas de acordo com as instruções do programa;
  • Verifique as informações: após preencher a declaração, é importante verificar se todas as informações estão corretas e se não há erros ou omissões;
  • Envie a declaração: após conferir as informações, o médico deve enviar a declaração pela internet no prazo estabelecido pela Receita Federal;
  • Guarde os comprovantes: o médico deve guardar os comprovantes das despesas informadas na declaração por no mínimo cinco anos caso haja necessidade de comprovar alguma informação no futuro.

É importante lembrar que a declaração do Imposto de Renda é um documento muito importante e deve ser preenchido com atenção e cuidado para evitar problemas com a Receita Federal. 

Se o médico tiver dificuldades ou dúvidas durante o processo de preenchimento da declaração, ele pode buscar a ajuda de um contador ou de um especialista em declaração de Imposto de Renda.

Quais são os documentos necessários?

Para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), é necessário reunir alguns documentos que comprovem os rendimentos e as despesas do médico durante o ano anterior. Alguns dos principais documentos necessários são:

  • Informe de rendimentos: documento emitido pelas fontes pagadoras (hospitais, clínicas, planos de saúde, etc.) que contém informações sobre os rendimentos recebidos pelo médico durante o ano anterior;
  • Recibos médicos: comprovantes das despesas com saúde, como consultas, exames, cirurgias, entre outros;
  • Comprovante de despesas com educação: mensalidades escolares e da faculdade, além de materiais didáticos e livros.
  • Informe de previdência privada: documento que comprova as contribuições feitas pelo médico à previdência privada durante o ano anterior.
  • Comprovante de doações: comprovante de doações realizadas pelo médico a instituições de caridade ou a projetos incentivados pelo governo;
  • Comprovante de pagamentos de pensão alimentícia: documento que comprova os pagamentos de pensão alimentícia realizados pelo médico;
  • Informações sobre imóveis e veículos: é necessário informar os dados de imóveis e veículos que o médico possui, como endereço, valor e forma de aquisição.

Esses são alguns dos documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda. 

É importante lembrar que a lista pode variar de acordo com as particularidades de cada caso, e o médico deve se informar sobre os documentos específicos que deve reunir antes de fazer a declaração.

Por que médicos precisam contar com contadores para enviar sua declaração do IR?

Médicos, assim como outros profissionais, podem contar com o auxílio de contadores para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR). 

Embora não seja obrigatório contar com um contador para enviar a declaração, existem algumas razões pelas quais muitos médicos optam por essa opção, como maior praticidade e facilidade no cumprimento da legislação.

Ainda, é importante lembrar que o médico pode fazer a declaração do Imposto de Renda por conta própria, desde que siga as orientações e preencha a declaração com atenção e cuidado. 

No entanto, caso ele tenha dúvidas ou dificuldades durante o processo, pode ser vantajoso contar com o auxílio de um contador.

Análise Assessoria Contábil: soluções contábeis integradas 

Como a gente pôde observar, estar em dia junto à sua declaração do IR é importante, principalmente considerando as penalidades envolvidas.

Nós, da Análise Assessoria Contábil, somos uma contabilidade preparada para ajudar você nesse assunto.

Vamos conversar sobre isso?

Clique no botão abaixo e fale conosco!

Preciso de ajuda para lidar com a minha declaração do IR!