- 06/09/2022
- Categoria: Empreendimento, Gestão empresarial, Gestão Financeira

Conheça os principais indicadores financeiros para supermercados
Todos os ambientes de negócios são avaliados através de indicadores financeiros. Estes indicadores medem o desempenho da rentabilidade, retorno do investimento ou desempenho de uma empresa.
Empresários e investidores podem avaliar se uma empresa é lucrativa ou não através da interpretação de indicadores financeiros. Todas as decisões em um supermercado são baseadas em dados. Não se pode mais confiar em achismos. Em questões financeiras, este não é o caso.
Portanto, destacamos a importância de conhecer os indicadores financeiros mais importantes para os supermercados. Você quer saber mais? Então, siga os tópicos listados abaixo e saiba mais sobre os indicadores financeiros utilizados em supermercados.
Dê uma olhada!
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros referem-se a medições quantitativas da situação financeira de uma empresa, com base nos resultados contábeis. Eles são úteis tanto para gerentes que desejam calcular a maior relação risco-retorno para seu capital quanto para investidores que querem saber se uma empresa é lucrativa.
Elas se baseiam no desempenho passado. As empresas são avaliadas para saber se são lucrativas, se têm uma alta margem de lucro ou aumento nas vendas, se são fortemente ou levemente alavancadas e outras informações igualmente importantes.
Com os dados financeiros, um gerente pode tomar decisões com base em argumentos técnicos. Ao mesmo tempo, um investidor pode determinar se vale ou não a pena investir em um ativo específico.
Os indicadores financeiros são muito eficazes na previsão do desempenho futuro, mesmo que se baseiam em dados históricos. Por exemplo, os investidores que realizam análises fundamentais sobre as ações da empresa frequentemente utilizam indicadores financeiros. Geralmente, são investidores que buscam investimentos de longo prazo em boas empresas ou outros ativos. Em outras palavras, eles estão preocupados com o futuro.
Os indicadores de desempenho de supermercados, que são as medidas de desempenho empresarial mais frequentemente utilizadas para avaliar o desempenho de um supermercado
O desempenho de um supermercado pode ser medido por vários indicadores, incluindo compra, vendas, estoque, logística, financeira, contabilidade e números fiscais. Além disso, os dados coletados são acumulados em várias pesquisas, que podem ser coletadas de forma regular ou a qualquer momento. Após a coleta e o cruzamento desses números, as conclusões mais perspicazes podem ser feitas em relação ao setor financeiro.
Quais são os principais indicadores financeiros para supermercado?
Aprender sobre os indicadores financeiros mais importantes é valioso para os supermercados. Veja os principais utilizados nesse setor.
1. Capital de giro
Capital de giro é tudo o que pode ser convertido em receita para uma empresa a curto ou longo prazo. Capital de giro é o dinheiro em caixa mais contas a receber mais estoques, ou simplesmente todo o ativo circulante de uma empresa. O capital de giro líquido é um indicador utilizado pelas empresas para medir a capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.
2. Custo das Mercadorias Vendidas
O monitoramento do custo dos produtos vendidos é interessante do ponto de vista financeiro. Ele considera o estoque ocioso, que é o custo das mercadorias vendidas com menos volume de negócios, por exemplo. Como proprietário de supermercado, ele se torna imperativo.
3. EBIT
O EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) de uma empresa é calculado como seu lucro líquido antes de impostos e contribuições sociais.
No Brasil, esta métrica é conhecida como LAJIR e é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na Instrução No. 527/12. De acordo com a instrução, o LAJIR é calculado da seguinte forma: O resultado líquido do período (impostos sobre lucro e despesas financeiras menos receitas) é adicionado aos impostos”.
4. EBITDA
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é um indicador chave na análise financeira dos negócios. Este índice nos ajuda a estimar o fluxo de caixa gerado no final de uma atividade, assim como a taxa de produtividade e eficiência do negócio ao longo do tempo.
Ele é utilizado para avaliar as empresas que estão listadas no mercado de ações. Este índice é frequentemente mencionado em artigos de notícias financeiras. O EBITDA é calculado como: Ele compreende o resultado líquido do último período, mais impostos sobre lucros, despesas financeiras líquidas, receitas, amortizações e amortização.
5. Ciclo financeiro
O ciclo financeiro é o indicador que acompanha o período de tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento dos pagamentos. Um ciclo financeiro mais curto indica que a empresa tem mais influência nas negociações com os fornecedores.
6. Ciclo operacional
O ciclo operacional começa quando o produto é comprado e termina quando o cliente recebe o produto. Se sua empresa só aceita pagamentos em dinheiro, o ciclo operacional corresponde ao ciclo econômico.
7. Prazo Médio de Renovação dos Estoques (PMRE)
Este indicador calcula quanto tempo leva uma empresa para vender certos itens que estão em estoque. É uma medida de quantos dias um item permanece em estoque. Ele pode ser calculado usando várias fórmulas. Um exemplo é o Ciclo Econômico, que se refere ao tempo que uma empresa leva para introduzir seus produtos no mercado.
8. Prazo Médio de Pagamento das Compras (PMPC)
Este indicador diz respeito a quantos dias levará para que seu supermercado pague a seus fornecedores. Quanto mais longo o prazo de pagamento, melhor. No futuro, talvez você possa negociar melhores negócios se ganhar mais poder de negociação.
Qual a importância desses indicadores financeiros para o supermercado?
É importante ter indicadores financeiros ao tomar decisões, a fim de medir o desempenho e os resultados, assim como prever o desempenho futuro. Em ambientes internos da empresa, os indicadores devem ser incluídos em todas as fases da tomada de decisão. Toda empresa, não importa o tamanho, deve estar ciente de suas margens de lucro, retorno sobre o investimento, preço médio do bilhete, custos e despesas.
Se o empresário não perceber que sua empresa pode estar caminhando para o fracasso, talvez esteja.
Antes de tomar qualquer decisão de investimento, avalie cuidadosamente os indicadores. Os dados coletados, combinados com outras informações objetivas e subjetivas, sem dúvida o ajudarão a fazer uma escolha mais confiante. E, para fazer isso, conte com apoio especializado!
A Análise Contábil tem o apoio de que seu supermercado precisa!
Na hora de decidir os melhores indicadores financeiros e implementá-los em seu supermercado, o apoio especializado é a garantia da exatidão e coerência no processo.
Diante disso, aqui com a Análise Contábil, você adquire apoio necessário para lidar com tudo que envolve indicadores financeiros em supermercado.
Para saber como podemos te auxiliar, venha conhecer os nossos serviços. Entre em contato conosco agora mesmo!
IMPLEMENTE CORRETAMENTE OS MELHORES INDICADORES FINANCEIROS EM SEU SUPERMERCADO